Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prefeitura de São Francisco de Sales MG atua no combate ao Barbeiro causador da Doença de Chagas

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde tem feito ações no combate ao Barbeiro, transmissor da Doença de Chagas, especialmente em atividades na zona rural, onde o público alvo é toda população. Vale ressaltar que os barbeiros são conhecidos insetos, que transmite a doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Vivem especialmente nas áreas rurais de regiões variadas de nosso país. Há aproximadamente cem espécies desses insetos. Muitos deles vivem apenas na mata, enquanto outros se adaptaram completamente às casas. Esse trabalho acontece de acordo com denúncia recebida dos moradores.
Objetivo é identificar os insetos, capturar e encaminhar para o laboratório de Uberaba MG, para avaliar se o barbeiro está contaminado. Caso o resultado seja positivo, os moradores da residência são encaminhados para consulta médica.
A Secretaria de Saúde lembra, como fazer a denúncia. Ao encontrar o barbeiro no domicílio, captura-lo e armazena-lo em um recipiente com tampa. Identificar o endereço, telefone, nome do proprietário da residência e entregar na Secretaria Municipal de Saúde aos cuidados do Sr Rivaldo Rufino.