Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Programa de controle do tabagismo em São Francisco de Sales MG.

Programa de controle do tabagismo em São Francisco de Sales MG.

O tabagismo é a maior causa evitável de doença e morte no mundo. Os diversos tipos de fumo - cigarros industrializados e de palha, cachimbos, charutos, narguilés e cigarros eletrônicos - têm cerca de cinco mil substâncias tóxicas e provocam mais de 50 doenças, entre elas as doenças cardiovasculares, pulmonares e o câncer.

Com o Programa de Controle do Tabagismo, a Prefeitura de São Francisco de Sales MG, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem o propósito de ajudar as pessoas a superarem o vício do cigarro. O programa é oferecido no ESF da cidade, que organizam grupos de fumantes interessados em adotar hábitos de vida mais saudáveis e abandonar o uso do tabaco.

O encontros começaram no dia treze de março,nas dependência do ESF_ Saúde é Vida, onde teve a participação de quatro pacientes, e foram realizados quatro encontros.
Os pacientes, foram acompanhados ,pelas enfermeiras: Josiane/Rosimar do ESf, psicóloga Clélia, Dra Marcela e a Farmacêutica Veyliani .

O número de pacientes atendidos no grupo depende do quantitativo de medicamentos , que o Ministério da Saúde distribui . Todos os anos, o município realiza diversas ações para promover a redução do tabagismo, como campanhas de conscientização e capacitações dos profissionais dos centros de saúde para promover a ampliação da oferta do programa aos fumantes. A metodologia dos cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde segue a proposta do Ministério da Saúde.

Secretaria Municipal de Saúde.