Você está aqui: Página Inicial / Notícias / SAÚDE – São Francisco de Sales MG não registra nenhum caso de febre amarela

SAÚDE – São Francisco de Sales MG não registra nenhum caso de febre amarela

A notícia é boa: S.F.Sales não registrou nenhum caso de febre amarela, apesar do surto da doença em vários municípios do estado de Minas Gerais.

O município não registrou casos em humanos e nem em macacos, mas é preciso intensificar as ações preventivas e ficar em alerta. Por isto a importância de termos 100% da população vacinada.

Além disso, a Prefeitura tem feito diversas ações para evitar que a doença aconteça, com intuito de redobrar a proteção no município.

Entre elas, realização do monitoramento rápido de cobertura vacinal para Febre Amarela pelos enfermeiros, através de visita domiciliar e conferencia do cartão de vacina no E.S.F; onde são feitos as vacinas na população.Para maiores informações procure o E.S.F na rua 18 A.

Febre amarela – A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados.

Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes.

Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Porém, desde 1942 não há registro de febre amarela urbana.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.